Microfisioterapia





A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a reparação do organismo. Foi criada  há mais de 30 anos pelos fisioterapeutas franceses Daniel Grosjean e Patrice Benini.
O corpo humano, como qualquer organismo vivo, possui a capacidade de se adaptar,de se defender e de corrigir  eventos agressores traumáticos, emocionais, tóxicos ou ambientais. No entanto, algumas vezes a agressão é maior do que as possibilidades de autorregulação do organismo, criando cicatrizes patológicas que irão desequilibrar o  funcionamento, a vitalidade dos tecidos, manifestando-se como os sinais e sintomas das doenças.
O terapeuta, por meio das técnicas de micropalpação da microfisioterapia, identifica os “traços” deixados por essas agressões caracterizadas como uma perda do ritmo vital dos diferentes tecidos, fornecendo um toque informativo para que o próprio organismo  tenha a oportunidade de desencadear um processo de reparação.

A Microfisioterapia é uma técnica preventiva e de tratamento, podendo ser aplicada em qualquer  pessoa, desde bebês até idosos. É indicada no tratamento de: alergias, cefaléias e enxaquecas, distúrbios do sono e hormonais, problemas digestivos, fobias e síndrome do pânico, depressão e ansiedade, fibromialgia, dores físicas crônicas, disfunções  uroginecológicas, entre outros.

Os atendimentos são mais espaçados acontecendo uma vez por mês e em casos mais graves duas vezes. A sessão dura aproximadamente 1 hora e é recomendável de duas a quatro sessões para o tratamento de um dado sintoma, não havendo necessidade de interromper nenhuma outra intervenção que já esteja sendo feita.

O Objetivo  do tratamento é permitir que o corpo restaure o ritmo vital alterado resgatando a saúde e bem estar como um todo.O terapeuta busca por meio do toque áreas de imobilidade , resistência ou restrição no corpo do paciente utilizando-se de um protocolo pré-determinado. Esses sinais são um indicativo palpatório que um tecido ou órgão envolvido foi lesionado por um evento traumático, seja físico ou emocional, provocando uma perda de vitalidade que pode desencadear os sinais e sintomas das doenças.
De acordo com os fundamentos da Microfisioterapia, as lesões não se encontram limitadas ao ponto de impacto ou evento mal assimilado , mas espalhadas por todos os tecidos que estão relacionados à área afetada. Assim, o legado do choque traumático pode não só criar uma disfunção local na zona de impacto , mas também afeta o ritmo vital de todo o território. Os estudos de embriologia desempenham um papel fundamental nesse processo, uma vez que explicam o aparecimento de sintomas distantes do local inicialmente atingido. O essencial aqui é a origem embriológica de cada tecido, isto é, o local do corpo que originou os tecidos quando o feto se desenvolveu. Dessa maneira, a técnica permite encontrar a origem inicial do trauma ainda que seus sintomas encontrem-se em um local distante no corpo.
Os traumas físicos como contusões e entorses irão afetar o ritmo vital do tecido muscular, ossos, músculos e fáscia podendo também repercutir sobre as vísceras. Os eventos psicológicos, sofrimentos emocionais afetam diretamente os circuitos neurais. Eles constituem a maior fonte dos chamados distúrbios funcionais como problemas digestivos, distúrbios do sono e transtornos de aprendizagem. As toxinas ambientais , alimentares e eletromagnéticas afetam especialmente as mucosas e o sistema endócrino.

Auto Cura

A Microfisioterapia baseia-se no princípio da autopoiese, isto é, todo organismo com um sistema vivo possui a capacidade de se  autorregular, auto-organizar. O sistema imunológico do corpo humano tem a propriedade de reconhecer os elementos agressores e produzir uma resposta de defesa e reparação. 

O terapeuta irá, por meio da micropalpação, um toque  suave e preciso,   estimular as cicatrizes patológicas, isto é,  o local onde a memória do evento lesivo ficou registrada no corpo  para que  um novo ciclo de reparação e cura seja colocado em ação e o equilíbrio somático seja restabelecido.

Correção Homeopática

O tratamento da  microfisioterapia baseia-se  em dois princípios fundamentais da Homeopatia, desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hanneman ( pai da homeopatia) . A Lei da similitude postula que semelhante cura semelhante. Um microtrauma é impresso no corpo do paciente aplicando-se um toque suave e preciso, que reproduz a agressão original , mas de maneira infinitesimal , o que constitui  a segunda lei da homeopatia. Essa micropalpação é realizada em locais específicos identificados como porta de entrada do agente agressor. Tal ação permite ao corpo reconhecer o agente agressor e gerar uma resposta de autorreparação. 

Memória Tecidual

Os maiores órgãos do corpo humano, como o coração, rins e fígado contém grandes populações de neurônios capazes de armazenar informações, como verdadeiros cérebros individualizados.

Gary Schwartz(cientista, professor da Universidade do Arizona – EUA), documentou diversos casos de receptores de órgãos  que passam a manifestar mudanças de hábitos e comportamento, que condiziam com as características dos doadores dos órgãos que essas pessoas receberam.

A microfisioterapia acessa, por meio de um mapeamento corporal realizado pelo terapeuta, a  informação  constituída de elementos físicos, mentais  e emocionais vindas de nossa experiências de vida, herança genética, e campos morfogenéticos familiares  registradas nos  diferentes tecidos do corpo.  Isso possibilita estabelecer um correlação entre os sintomas apresentados pelo paciente e experiências vividas em alguma momento da vida (eventos físicos e emocionais), constituindo a etiologia primária dessas disfunções.  Uma vez identificadas,  elas são tratados por um gesto palpatório específico. 

Durante a Sessão

Após  uma detalhada anaminese realizada pelo terapeuta onde serão colhidas informações sobre seu histórico de saúde, o  paciente deita-se na maca. Recomenda-se o uso de roupas leves e confortáveis.

Num primeiro momento será realizada, por meio do toque, uma pesquisa micropalpatória sistematizada. Objetiva-se  encontrar a etiologia, a causa, responsável pela desordem observada,  sinalizada pelas cicatrizes patológicas. Elas contém a memória dos eventos responsáveis pelas desordens, sejam de ordem traumática, tóxica ou emocional. A partir daí ,realiza-se a busca do sintoma : o terapeuta mantém uma mão nesta cicatriz e navegando pela linha mediana do corpo,  encontra  o tecido afetado. Esse processo permite  encontrar a origem do sintoma e sua localização no corpo, que se manifesta por uma restrição sentida pelas mãos do terapeuta.

Nesse momento é possível realizar uma “leitura do sintoma”, isto é, estabelecer uma data aproximada em que o evento inicial responsável pelo sintoma teve origem. Apesar de ainda ser um fenômeno ainda não completamente conhecido, isso dá ao paciente uma oportunidade de estabelecer uma correlação entre o evento inicial que deu origem ou predisposição a uma determinada disfunção e o sintoma expresso atualmente.

Após ser localizada e identificada, a cicatriz patológica é estimulada por um gesto palpatório específico para cada tipo de lesão. Um processo de reparação e cura é então desencadeado  no organismo :   o corpo é reinformado sobre o agente agressor para gerar uma resposta curativa.

Pós sessão

O processo de reparação e cura é iniciado pelo corpo à partir do  estímulo corretivo da micropalpação. Alguns pacientes podem apresentar sonolência e cansaço nas 48hs após a sessão. Aconselha-se uma maior  ingestão de água neste período. Reações físicas e emocionais ligadas às cicatrizes patológicas liberadas podem “vir à superfície”. Elas fazem parte do processo de reorganização do corpo e devem desaparecer em poucos dias.

Indicações

A Microfisioterapia é uma técnica preventiva e de tratamento, podendo ser aplicada em qualquer  pessoa, desde bebês até idosos. É indicada no tratamento de: alergias, cefaléias e enxaquecas, distúrbios do sono e hormonais, problemas digestivos, síndrome do pânico, depressão e ansiedade, fibromialgia, dores crônicas, fobias, disfunções  uroginecológicas, distúrbios de atenção e aprendizagem, entre outros. Não possui contraindicações e não há necessidade de se interromper nenhuma outra intervenção que já esteja sendo feita.

Número de sessões necessárias

Os atendimentos são mais espaçados acontecendo uma vez por mês e em casos mais graves duas vezes. A sessão dura aproximadamente 1 hora e é recomendável de duas a quatro sessões para o tratamento de um dado sintoma. Para determinadas doenças evolutivas pode ser necessário um tratamento regular. Após o tratamento inicial recomenda-se duas a três sessões anuais de acompanhamento.

Marque uma consulta 
Ed. Medical Center
SHLS 716  bloco A  sala 402
Asa Sul - Brasília / DF
Fone: 061 98180-5808 - César Bastos





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzheimer