Síndrome de Burnout


A Síndrome de Burnout é uma doença psicológica ligada diretamente ao trabalho, mas em alguns casos também relacionada aos estudos, pessoas que estão se preparando para prestar vestibular, concurso publico, mestrado ou doutorado também podem estar suscetíveis a sofrer com a síndrome.
A síndrome começa aos poucos com uma dedicação intensificada pelo trabalho ou estudo, passa para um descaso com as necessidades básicas, tais como comer ou dormir. Agrava-se com os sintomas físicos: dor de cabeça, tontura, falta de ar, tremores, distúrbios do sono, problemas digestivos, juntamente com sintomas psicológicos como a sensação de um vazio interno, depressão e a negação dos problemas. Explodindo em um colapso físico e mental.
A pessoa com Síndrome de Burnout busca o alto grau de desempenho. E a obstinação vira uma compulsão. Pessoas muito competitivas, pessoas que se cobram demasiadamente e acreditam que sua carreira profissional é o mais importante. Pessoas que não aprenderam a equilibrar a vida entre: o profissional, social e pessoal. Estão propensas a terem a síndrome.
As pessoas mais propensas a serem afetadas são: profissionais de saúde, seguranças, profissionais de educação, jornalistas, advogados, pilotos ou qualquer trabalho com alto índice de stress.
Como tratamento o paciente deve ser retirado da situação de stress, afastado do trabalho, geralmente os sintomas desaparecem, Uma licença no trabalho ou umas ferias é o inicio da melhora. O acompanhamento com o psicólogo é necessário para o paciente entender suas causas pessoais para ter chegado a este ponto. O que precisa ser resolvido internamente para que sua situação não se repita. Para aprender a lidar com o stress inerente algumas profissões e equilibrar a própria vida. Dependendo do nível de esgotamento é necessário também um acompanhamento com o psicanalista e até mesmo a introdução de remédios no tratamento.
Para evitar a Síndrome de Burnout, primeiro realize alguns questionamentos:

Gosto do que estou fazendo?

O que faço me alegra?


Mediante as resposta é possível refletir sobre a vida. O segredo da felicidade é a homeostase ou seja o equilíbrio entre a vida pessoal, profissional, familiar, social, o bem estar físico, o lazer e a espiritualidade. 
As informações acima não substitui um tratamento com um psicoterapeuta.
Busque ajuda sempre e tenha uma vida equilibrada no trabalho e pessoal.
"Como posso lhe ajudar hoje"

Clinica César Bastos
SHLS 716 Bloco A sala 402 - Ed. Medical Center
Setor Hospitalar Sul - Brasília / DF
Fone: 061 98180-5808

coach.cesarbastos@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzheimer