Pular para o conteúdo principal

SARCOPENIA



Você sabe o que é sarcopenia?

Sarcopenia é o nome dado ao processo de perda de massa muscular e substituição por tecido gorduroso. O paciente com sarcopenia não apresenta grandes alterações em sua aparência corporal a olho nú mas quando utilizado um ultrassom ou uma ressonância magnética pode-se identificar uma quantidade muito menor de músculos e o restante do corpo preenchido por gordura.  
A revista “Nature” traz um artigo sobre o enfraquecimento que impede os mais velhos de subir escadas, andar até a padaria ou levantar da cadeira sem ajuda, processo degenerativo que Irwin Rosemberg, da Universidade de Boston, chamou de sarcopenia, em 1988.
Se o termo ainda não existia até essa data, é porque a redução progressiva da massa muscular não era considerada patologia, mas inerente à fisiologia do envelhecimento. A mesma complacência médica havia ocorrido com a osteoporose até o início dos anos 1980.
Este problema acarreta em perda de força, diminuição da estatura, perda da mobilidade aumentando o risco de queda.  
No Brasil, a sarcopenia está presente em cerca de 15% das pessoas com até 79 anos e em 45% daquelas com mais de 80 anos de idade. Nas mulheres, essa condição se agrava com a aproximação da menopausa.

Sintomas

Os sintomas são: sensação de peso ou rigidez nos membros, alteração na marcha com redução da velocidade dos passos, incapacidade de subir escadas, pentear os cabelos e realizar qualquer atividade que envolva o uso muscular levando, dessa forma, a uma dificuldade na execução das tarefas cotidianas. Nos casos mais avançados, a sarcopenia pode causar ainda dificuldade respiratória, levando à morte.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado através da avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), da Circunferência da Panturrilha (CP) e da velocidade da marcha.

Tratamento

O tratamento consiste em uma dieta adequada, suplementação com proteínas (quando necessário) e prática de atividade física. Busque o seu médico para um diagnóstico adequado!

Referências

Procure sempre auxilio de um profissional da área de saúde mental. 
Em que eu posso lhe ajudar hoje?
Acesso direto por whatsapp:  http://bit.ly/2M3VwI1  ou Fone: 061 98180-5808

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzheimer