Pular para o conteúdo principal

Solidão na 3ª Idade


A solidão é um estado muito comum na 3ª idade, e várias podem ser as causas, como por exemplo: aposentadoria, isolamento, abandono dos familiares, perda de amigos, diagnóstico de doenças crônicas, entre outros.
E como lidar com isso tudo? Alguns hábitos ajudam tanto na prevenção quanto no tratamento do problema.

1) Mantenha-se ativo fisicamente

Fazer exercícios traz inúmeros benefícios à saúde mental e física. Portanto, é importante se dedicar à prática de atividade física (aeróbica, de preferência três vezes por semana ou mais). Existem estudos com população de idosos em que a realização de atividade física reduziu a chance de o idoso desenvolver depressão mas não são necessários exercícios muito elaborados: incluir caminhadas na rotina já pode ser muito bom para a saúde física e mental. Fazer parte de um grupo que pratique exercícios é uma boa alternativa.

2) Mantenha-se ativo intelectualmente

A solidão tem uma relação com o Alzheimer mas para manter o cérebro ativo e evitar esse declínio cognitivo, é importante aprender novas atividades. Que tal aprender a tocar um instrumento musical, uma nova língua, a costurar, um tipo de artesanato, fotografia, ou mesmo aprender a navegar na internet?

3) Medite

É importante destacar que não se trata de uma atividade religiosa, mas sim de uma prática com base científica. Muitos estudos mostraram que a prática regular da meditação pode alterar as estruturas cerebrais. É uma valiosa ferramenta que pode ajudar o indivíduo a aprender a lidar com a vida como ela é, trazendo mais qualidade de vida, resiliência e bem-estar.

4) Amplie sua rede social

Ter amigos estimula o idoso a sair de casa e a manter a mente ativa, não contando apenas com a presença da família. Fazer cursos, trabalhos voluntários e até organizar encontros semanais ou quinzenais com amigos e frequentar grupos de terceira idade ajudam.
Os familiares também têm um papel importante neste aspecto, filhos, netos e bisnetos podem fazer de qualquer dia, ou de um fim de semana, um excelente momento de interação, trazendo bons sentimentos para combater a solidão de quem está com a vida em um ritmo menos acelerado.
Procure sempre auxilio de um profissional da área de saúde mental. 
Em que eu posso lhe ajudar hoje?
Acesso direto por whatsapp:  http://bit.ly/2M3VwI1  ou Fone: 061 98180-5808

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alzheimer